S60 Concept , também bonito desse jeito


S60 Concept se revela por inteiro antes do Salão de Detroit

Modelo, mais esportivo e sofisticado que o atual, será mostrado
no salão norte-americano do ano que vem

  • Texto: Gustavo Henrique Ruffo
  • Fotos: Divulgação

Quanto mais um salão importante se aproxima, mais o suspense vai perdendo a força. Isso porque as novidades, ansiosas, teimam em aparecer antes da hora. O S60 Concept, por exemplo, havia mostrado sua silhueta no mês passado, mas não agüentou esperar até janeiro e apareceu sem vergonha nenhuma. Também, bonito desse jeito, vai ter vergonha de quê?

A Volvo não revelou apenas as formas do carro que antecipa seu novo sedã médio, mas também uma possível motorização do futuro S60. A que vem no carro-conceito é um motor de quatro cilindros e 1,6-litro com GTDi (Gasoline Turbocharged Direct Injection), um sistema de injeção direta de gasolina no motor a altíssima pressão. Com isso, o motor 1,6-litro, que rende normalmente coisa de 120 cv, chega aos 183 cv. O primeiro carro da Volvo a adotar a tecnologia deve ser lançado na segunda metade de 2009, antes, portanto, do S60, que chega em 2010.

A melhor parte desse bom aproveitamento do combustível em um motor pequeno é o consumo e o nível de emissões, que não chegam a 20 km/l e a 119 g/km. É uma economia digna de motores a diesel, sem as mesmas complicações e o sobrepeso que um motor de ciclo diesel exigem. Além da tecnologia GTDi, o S60 Concept também conta com materiais leves de construção, sistema Start/Stop, que desliga o carro em situações de congestionamento, assistência elétrica de direção, câmbio manual automatizado de dupla embreagem, sistema DRIVE-Mode, que desliga equipamentos elétricos desnecessários, painéis inferiores de plataforma planos, para melhorar a aerodinâmica, e até um equipamento que fecha as aletas da grade dianteira do carro, também para diminuir a resistência do ar.

Só faltou a empresa sueca divulgar os dados técnicos restantes do carro, mas ficaremos sem peso e dimensões pelo menos até a apresentação do S60 Concept. Pode até ser que essas minúcias sejam reservadas apenas à versão de produção em série do sedã, para não adiantar muita informação à concorrência. E o novo S60 promete dar bastante trabalho a ela.

Descontando o desenho, bastante arrojado e ainda mais semelhante ao de um cupê que o da primeira geração do S60, o carro traz importantes novidades, como o Aviso de Colisão com Frenagem Automática Plena e detecção de pedestres, equipamentos que serão comercializados com o S60 de segunda geração.

O primeiro equipamento avisa ao motorista sobre o perigo de colisão com um aviso sonoro e um luminoso que, para aproveitar os condicionamentos do motorista, imitam uma luz de freio logo adiante. Se mesmo assim o condutor não frear o carro, o sistema consegue frear o carro completamente a velocidades abaixo de 20 km/h. Se a velocidade for maior que isso, a idéia é reduzir a velocidade.

Isso porque o sistema não detecta apenas outros automóveis, mas também pedestres. A Volvo informa que uma queda de velocidade de 50 km/h para 30 km/h aumenta em muito as chances de sobrevivência de uma pessoa em um atropelamento. A redução da força do atropelamento, com o sistema, pode ser de até 75%.

Do mesmo modo que protege os pedestres, o sistema também pode minimizar colisões em movimento. Se a diferença de velocidade entre os carros envolvidos for menor do que 25 km/h, a colisão pode ser inteiramente evitada, segundo a Volvo.

Para os fãs de um controle absoluto sobre o carro, a marca avisa: a frenagem automática só acontece se a batida for iminente, o que permite aos motoristas manter o controle do veículo tanto quanto é recomendável.

Um outro aspecto, mais curioso que interessante, é a abertura das portas traseiras do S60 Concept. Elas se abrem ao toque de um botão, de modo convencional. Mas isso é só no início. Depois de começarem a abrir, o eixo de abertura das portas começa a se deslocar para trás, ou seja, o ponto de fixação destas portas vai deslizando para trás, liberando mais espaço para o acesso dos passageiros. Pode ser só para chamar a atenção, mas, considerando que a Opel Meriva terá portas traseiras suicidas, não se pode duvidar que a Volvo coloque esse sistema no modelo de produção em série do S60.

A Volvo, como se sabe, está à venda por US$ 6 bilhões. Quem quer que a compre deve fazer um excelente negócio, como acontece com quase toda empresa que a Ford se vê obrigada a vender. O S60 é prova disso.

Fonte: www.webmotors.com.br

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